Fluminense Football Club – História

fluminense-campeão-brasileiro-2012-wallpaper

FLUMINENSE FOOTBALL CLUB
Fundado em 21/Julho/1902
End.: Rua Álvaro Chaves 41, Laranjeiras
Rio de Janeiro, RJ – CEP 22231-200
Estádio Manoel Schwartz (Laranjeiras)
Site: www.fluminense.com.br

Fundação, uniforme e primeiros jogos

Em 21 de julho de 1902, em reunião na Rua Marquês de Abrantes, 51 – residência de Horácio da Costa Santos, nascia o Fluminense Football Club. Foi fundado por Oscar Cox e mais dezenove membros, oito anos após Charles Miller introduzir o futebol no Brasil. O clube surgiu especificamente para a prática do futebol, promovendo o novo esporte junto ao público, que manifestava o seu grande entusiasmo pelo futebol. Oscar Cox foi eleito o primeiro presidente do clube.

Os 20 fundadores do Fluminense, por ordem de assinatura do livro de presença, foram: 1 – Horácio da Costa Santos; 2 – Mário Rocha; 3 – Walter Schuback; 4 – Félix Frias; 5 – Mário Frias; 6 – Heráclito de Vasconcellos; 7 – Oscar Alfredo Cox; 8 – João Carlos de Mello; 9 – Domingos Moitinho; 10 – Louis da Nóbrega Júnior; 11 – Arthur Gibbons; 12 – Virgílio Leite; 13 – Manoel Rios; 14 – Américo da Silva Couto; 15 – Eurico de Moraes; 16 – Victor Etchegaray; 17 – A. C. Mascarenhas; 18 – Álvaro Drolhe da Costa; 19 – Júlio de Moraes; e 20 – A. H. Roberts.

O nome Fluminense surgiu sem maiores debates, tendo sido a ideia inicial Rio Football Club. Mas João Ferreira já havia utilizado o nome na sede do Natação e Regatas. A palavra “fluminense” na época identificava os nascidos no Estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal, apesar de por lei haver distinção. Outra versão deriva do latim “flumem”, que significa fluvial ou rio.

camisa_flu_1902

Sua primeira camisa tinha as cores cinza e branco (ao lado), sendo trocada em 1904 pela camisa tricolor (grená, branco e verde), devido a grande dificuldade de se encontrar tecidos na cor cinza.

O primeiro jogo do Fluminense foi em 19 de outubro de 1902 contra o Rio Football Club, no campo do Payssandu. O resultado foi uma goleada do Fluminense por 8 a 0, gols marcados por Horácio (3), Heráclito (2), Félix, Moraes e Simonsen. A equipe formou com Américo; M. Frias e Etchegaray; Mário Rocha, Oscar Cox e Schuback; Simonsen, Moraes, Horácio da Costa Santos, Heráclito e Félix. Em 06 de setembro de 1903 estréia o Fluminense em jogos interestaduais no campo do Velódromo, em São Paulo. De três jogos, o Fluminense empatou um e venceu dois jogos (0x0 contra o Internacional; 2×1 Paulistano e 3 x 1 São Paulo Athletic).

O Fluminense é o responsável pelo surgimento do departamento de futebol do Flamengo. Em 1911, após a conquista do titulo carioca, uma cisão liderada por Alberto Borgerth levou nove jogadores a criar uma seção de futebol no Clube de Regatas Flamengo que depois viria a se tornar um dos clássicos mais tradicionais do futebol brasileiro.

Numeração na camisa dos jogadores

camisa_fluminense_1937

Praticamente idêntica ao modelo anterior (a única diferença era a listra tricolor com as cores invertidas no meio da manga e não na borda) foi lançada em 1937 (imagem ao lado), menos de um ano após a introdução do segundo uniforme. Poucas camisas na história do FLU tiveram tanto sucesso e conquistaram tantos títulos quanto este modelo todo branco que em 1948, na estréia do Fluminense no Campeonato Carioca, receberia pela primeira vez na história do clube numeração nas costas. Segundo Alexandre Berwanger, cabe comentar que o FFC a usou de maneira contínua e definitiva a partir daí (1948), sob críticas de muitos outros clubes que disseram se tratar de demagogia, pois o futebol brasileiro não teria condições de manter tal prática (vai de memória, pois li os jornais da época).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s