Figueirense – Historia e Titulos

figueirense

Figueirense
FUNDAÇÃO
Figueirense

» No início dos anos 20, Jorge Albino Ramos, um jovem desportista e entusiasta do remo e do futebol, passou a propagar entre seus amigos e demais simpatizantes do futebol, a idéia de criação de um novo clube de futebol na capital dos catarinenses.

» Seu primeiro passo foi conquistar a simpatia de seus conterrâneos e igualmente admiradores do futebol que naquela época já contava com vários clubes no País, especialmente nas capitais dos principais estados. Seus iniciais parceiros foram Balbino Felisbino da Silva, Domingos Joaquim Veloso e João Savas Siridakis.

» Durante o mês de maio de 1921, na Praça XV de Novembro, passaram a trocar algumas “idéias” a respeito do nome da futura agremiação, suas cores, sede, etc. No mês seguinte, João Savas Siridakis, mais conhecido como Janga, defendia a idéia de que o clube deveria chamar-se Figueirense. Defendia tal nome em razão de que muitos dos encontros que se realizavam paratratar da fundação aconteciam na localidade da Figueira, situada nas imediações das Ruas Conselheiro Mafra, Padre Roma e adjacências, local onde até hoje persiste uma bela e robusta figueira que certamente também colaborou para a inspiração de Janga.

» Os parceiros da idéia definiram o dia 12 de junho como a data que marcaria a fundação da nova sociedade esportiva. Foi então que o Senhor Ulisses Carlos Tolentino, amigo dos idealizadores, ofereceu sua residência localizada na rua Padre Roma, 27 para a realização do tão esperado encontro. O livro onde seria redigida a ata de fundação foi prontamente providenciado por Balbino Felisbino da Silva, cabendo a Jorge Ramos, Domingos Veloso e Janga convidarem os demais participantes do encontro além de, em conjunto com o anfitrião Ulisses Tolentino, estabelecer o horário das 19 horas para o início da reunião de fundação. No dia 11 de junho, na barbearia de Jorge Ramos, então situada na esquina das ruas Pedro Ivo com Conselheiro Mafra, aconteceu uma reunião preparatória destinada à composição da diretoria. Foi quando uma importante adesão foi consolidada. Tratava-se de João dos Passos Xavier, que tomando conhecimento do movimento para a fundação de uma equipe de futebol e das pessoas que lideravam tal intento, prontamente acolheu a idéia. O cargo de presidente foi justamente “reservado” a João dos Passos Xavier. Feito o convite a resposta foi afirmativa: aceito, porque nenhum figueirense pode deixar de acompanhar seus colegas em ocasiões precisas.

» Finalmente chega o tão esperado dia. Por volta das 18:30 horas chegam à residência de Ulisses Tolentino os primeiros participantes. Compareceram à reunião os Senhores João dos Passos Xavier, Ulisses Carlos Tolentino, Heleodoro Ventura, Higino Ludovico da Silva, Jorge Albino Ramos, Balbino Felisbino da Silva, Domingos Felisbino da Silva, Bruno Ventura, Jorge Araújo Figueiredo, Domingos Joaquim Veloso, João Savas Siridakis, Carlito Honório Silveira da Silva, Leopoldo Silva, Raimundo Nascimento, Pedro Xavier, João S. Manoel Xavier, Alberto Moritz, Delgídio Dutra Filho, Agenor Póvoas, Joaquim Manoel Fraga, Pedro Francisco Neves e Walfredo Silva. Exatamente as 19 horas do dia 12 de junho de 1921, um domingo de outono, tem início a reunião de fundação da sociedade que tomou o nome de FIGUEIRENSE FOOT BALL CLUB. Coube a Jorge Albino Ramos presidir a primeira reunião e por aclamação foram escolhidos os seguintes nomes para compor a primeira diretoria: Presidente – João dos Passos Xavier; Vice-Presidente – Heleodoro Ventura; 1° Secretário – Balbino Felisbino da Silva; 2° Secretário – Jorge Felisbino da Silva; 1° Tesoureiro – Jorge Albino Ramos; 2° Tesoureiro – Jorge Araújo Figueiredo; Orador – Trajano Margarida; Guarda Esporte – Higino Ludovico da Silva.

Titulos
Competição Ano
Campeonato Estadual 1932, 1935, 1936, 1937, 1939, 1941, 1972, 1974, 1994, 1999, 2002, 2003, 2004 e 2006
Copa Santa Catarina 1990, 1996 e 2000
Camp. Citadino (Florianópolis) 1932, 1935, 1936, 1937, 1939, 1941, 1950, 1954, 1955, 1958, 1959 e 1965.
Torneio Mercosul 1995
Hino Oficial e Hino da Torcida

Hino Oficial
Avante FIGUEIRENSE
Pra frente Furacão
S’embora esquadrão de aço
És tesouro do meu coração

Tua torcida é garra, é empolgação
Vejo em ti pujança
De um grande esquadrão

Por ti torcemos
Por isso somos alvinegros
A força do Scarpellão

Por ti torcemos
Por ti vibramos
FIGUEIRENSE
És o nosso campeão

Hino da Torcida

Vencer … vencer … vencer ….
Figueira … Figueira …
A tua glória é lutar
E a tua vitória
Tanta alegria nos dá

Tu és o mais querido
És um colosso, é forte de fato …
Vamos, meu Figueirense
Vencer este campeonato

Tua bandeira quero ver tremular
Com as cores preto e branco sempre a triunfar
E a tua força, mostre no gramado
Meu FIGUEIRENSE adorado

Teu patrimônio é um mundo de riquezas
Com obras de emérito valor
Tens a torcida mais fiel do nosso Estado
Figueira, eu te amo com fervor

Estádio
Figueirense
Figueirense Futebol Clube
Nome Oficial: Orlando Scarpelli
Capacidade: 19.908 espectadores sentados em cadeiras numeradas
Inauguração: 12 de junho de 1960
no jogo Figueirense 1×1 C.A. Catarinense
 O Estádio está localizado no bairro mais populoso e de fácil acesso da região metropolitana de Florianópolis, considerada a capital brasileira com melhor qualidade de vida.

Em 2002 o estádio foi eleito pela Revista Placar como o “Caldeirão do Brasil“, ocasião em que atingiu o maior percentual de ocupação dos estádios brasileiros, com 49%, feito repetido nas últimas temporadas.

Desde 1999, o estádio vem sendo constantemente reformado e com novas instalações sendo agregadas ao patrimônio do Clube.

Figueirense – Historia e Titulos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s